quarta-feira, 30 de abril de 2014

" Descobrindo a cultura e a história dos povos indígenas do Brasil"

                                    
 Projeto  Pedagógico Interdisciplinar
  
   
     Turmas:  1º ao 5º ano  -  Ensino Fundamental  I      
     Período:  01 semana  -  Mês de abril 
       

     Componentes curriculares: Português, Matemática, História, Ciências, Artes,
                                                     Educação  Física
  

 JUSTIFICATIVA

Há mais de 500 anos, os portugueses chegaram ao litoral brasileiro, dando início a um processo de domínio e colonização, levando á extinção de muitas sociedades indígenas que viviam no território dominado, seja pelo uso das armas e da força, ou em decorrência do contágio por doenças trazidas de outros países, ou ainda, pela aplicação de políticas visando a assimilação dos índios à  nova sociedade que estava sendo implantada, nos moldes da sociedade européia e gradativamente foram estabelecendo-se nas terras que eram ocupadas pelos povos indígenas, exterminando quase toda a população indígena e sua cultura.
E, visando conhecer e valorizar mais os povos indígenas e sua cultura, da qual herdamos muito, que  este projeto foi elaborado,  afim de que através de  estudos e pesquisas os alunos possam obter novas informações,descobrir novas verdades e construir novos saberes.


METODOLOGIA

O projeto será desenvolvido através de pesquisas com uso de mídias, debates, confecção de murais e maquetes, exposição dos itens pesquisados e apresentações de danças, canções, poesias, dramatizações e capacitação dos professores.

                                                                 

                                                             
OBJETIVOS                                             
  
Objetivos gerais
Proporcionar aos alunos oportunidade de conhecer a cultura e os diversos povos indígenas do Brasil e sua influência em nossos costumes e tradições.

Buscar desenvolver nos alunos o pensamento e entendimento da importância da população indígena brasileira para a formação de nossa sociedade.

Aprimorar os conhecimentos relativos ás populações indígenas e sua evolução.

Trabalhar de forma interdisciplinar, buscando o desenvolvimento do aluno nas várias disciplinas, trazendo um conhecimento amplo sobre a temática indígena.

Objetivos específicos
Pesquisar sobre a influência indígena em nossa cultura.
Demonstrar, através de mapas, os agrupamentos e reservas indígenas.
Organizar um Cantinho Indígena para expor os materiais pesquisados sobre os povos   indígenas.
Descobrir pratos da culinária indígena usados na culinária brasileira.
Analisar com os alunos a atual situação indígena e questionar se a mesma pode ser mudada e de que forma.
Confeccionar um mural ilustrado com palavras indígenas.
Elaborar cartazes com os seguintes itens: lendas, artesanatos, vestuário, atividades, moradias, tipos de comida indígenas.
Confeccionar maquetes enfatizando a cultura indígena
Realizar apresentações de danças, poesias, dramatizações e canções relacionadas ao tema.


DESENVOLVIMENTO                                       
                                              
                                    
                              
O projeto será desenvolvido em três etapas.

Primeira etapa -  Capacitação dos professores

Promover uma reunião pedagógica com os professores das turmas envolvidas no projeto (1 º ao 5º ano) , para apresentação do assunto e familiarização do professor com o tema, com sugestões de fontes de pesquisa para preparação das aulas e utilização nas aulas, como  vídeos, sites e etc.,e fazendo com eles um mini curso.

Segunda  etapa – Fase teórica

Durante o período do projeto todos os professores deverão ministrar aulas abordando os seguintes temas relacionados com os povos indígenas e sua cultura:

Português: Reportagens em jornais, internet e revistas para leitura e análise, lendas e línguas dos povos indígenas.

Matemática: Coletar e comparar dados estatísticos relativos a população indígena na atualidade e no período da colonização.

História: Chegada dos portugueses, os povos e a organização social e cultural indígena.

Geografia: Localização da população indígena no território brasileiro atualmente e no período da colonização.

Artes: Pintura  e arte indígena.

Ciências: Medicina alternativa ( conhecimento indígena das plantas),
                Culinária indígena
Educação Física: Jogos indígenas


Terceira etapa  -  Fase prática

Culminância  - Apresentação cultural

Cada turma fica com uma disciplina para a apresentação na culminância.

O que será apresentado por cada turma na culminância do projeto:

Português: Painel com lendas, notícias sobre temas  indígenas.

Matemática: Cartazes comparativos sobre a população indígena.

História: Teatro ( Chegada dos portugueses e o contato com os índios).

Geografia: Confecção de mapas das reservas indígenas existentes no Brasil.

Artes: Pintura corporal e mosaico da arte indígena.

Educação Física: Escolher um dos jogos/brincadeiras indígenas  para apresentar.

Ciências: Mural com receitas medicinais indígenas.
                 Degustação de comidas indígenas  
                                          

 AVALIAÇÃO
Deverá ser feita no decorrer da execução  e na  culminância do projeto  durante e após a execução das atividades.


BIBLIOGRAFIA


  
ANEXO

Sugestão fonte de pesquisa para elaboração das aulas e atividades:



                                     




Contribuição : Andréia de Souza Werner

Nenhum comentário:

Postar um comentário